hit counter 
 Este conflito armado num país asiático longo e estreito rendeu para os Estados Unidos sua primeira derrota desde que se conhecem como nação e teve consequências sociais e políticas profundas anos depois, até a atualidade.
Em 1965, os Estados Unidos enviaram tropas para sustentar o governo do Vietnã do Sul, que se mostrava incapaz de debelar o movimento insurgente de nacionalistas e comunistas, que se haviam juntado na Frente Nacional para a Libertação do Vietname (FNL). Entretanto, apesar de seu imenso poder militar e econômico, os norte-americanos falharam em seus objetivos, sendo obrigados a se retirarem do país em 1973 e dois anos depois o Vietnã foi reunificado sob governo socialista, tornando-se oficialmente, em 1976, a República Socialista do Vietnã.


Durante o conflito, as tropas do exército da Vietnã do Norte travaram uma guerra convencional contra as tropas norte-americanas e sul-vietnamitas, e as milícias da FNL menos equipadas e treinados, lutaram uma guerra de guerrilha na região, usando as selvas do Vietnã, espalhando armadilhas mortais aos soldados inimigos, enquanto os Estados Unidos se armaram de grande poder de fogo, em artilharia e aviação de combate, para destruir as bases inimigas e impedir suas ofensivas.
Os Estados Unidos, ainda munidos da idéia de "libertar o mundo" da ameaça comunista, interveio no conflito sem entender o pensamento e a cultura de um povo acostumado a opressão e a guerrilha de sustentação e o que se viu foram atônitos militares norte-americanos contra nativos preparados para tudo, inclusive para morrer defendendo não sua pátria, mas seu chão, sua terra, sua família contra mais um de vários "opressores"", tanto faz a bandeira que ostentam.


Como o conflito se estendia mês a mês, ano a ano, a mais engajada sociedade americana não tolerava mais seus parentes numa guerra à eles inútil e queriam um fim nesse entrave, sem dar o mesmo apoio que sempre fizeram em batalhas anteriores.


A chegada de líderes pacifistas e o número crescente de hippies em solo americano não ajudou os políticos que, dia após dia, tinham de lidar com derrotas a milhares de quilômetros na selva vietnamita e protestos veementes em seu próprio quintal.
No filme de Sylvester Stalone "Rambo", tem-se uma idéia de como um veterano da guerra do Vietnã era recebido em sua volta, com descaso, protestos, acusações de "assassinos e genocidas", quase desonra, bem diferente de outros veteranos de conflitos anteriores, recebidos como heróis.


Como observou o general Maxwell Taylor, um dos principais arquitetos da guerra, "em primeiro lugar, nós não nos reconhecemos no Vietnã. Pensamos que estávamos entrando em uma nova Guerra da Coreia, mas este era um país diferente. Em segundo lugar, nós não conhecíamos nossos aliados sul-vietnamitas e conhecíamos ainda menos o Vietnã do Norte. Quem era Ho Chi Minh? Ninguém realmente sabia. Sendo assim, até que pudéssemos conhecer melhor nossos amigos e inimigos, e conhecer melhor a nós mesmos, nós deveríamos ter nos mantido fora deste negócio sujo. Era muito perigoso."


Mas talvez mais significativamente, a guerra do Vietnã demonstrou que a vontade política, talvez mais que o poder material, é o fator decisivo no resultado de um conflito.
Além do que, embora mais e mais soldados norte-americanos fossem mandados para solo asiático, na América, a guerra já não tinha o respaldo e a aprovação de quase nenhum cidadão comum.
Ainda não se sabe se foi o fim ou início de uma nova Era.

Véspera da Destruição

O mundo oriental está explodindo
Violência eclodindo, balas carregando
Você é velho o suficiente para matar, mas não para votar
Você não acredita na guerra, o que é a arma que você está segurando?
E até o rio Jordão tem corpos flutuando,
Mas diga-me mais e mais e mais uma vez meu amigo,
Ah, você não acredita que estamos às vésperas da destruição.

Você não entende, o que estou tentando dizer?
Você não consegue sentir os medos que eu estou sentindo hoje?
Se o botão é pressionado, não há como fugir,
Não haverá ninguém para salvá-lo com o mundo em um túmulo,
Dê uma olhada em torno de você, garoto, sou obrigado a te assustar , menino,
E você me diz mais e mais e mais uma vez meu amigo,
Ah, você não acredita que estamos às vésperas da destruição.

Sim, meu sangue é tão louco, parece que está coagulando,
Eu estou sentado aqui, apenas contemplando ,
Eu não posso torcer a verdade, ele não conhece o regulamento,
Punhado de senadores não passam de legislação,
E marchas por si só, podem não trazer a integração,
Quando a relação humana é desintegrada,
Todo mundo é louco, é apenas frustrante demais ',
E você me diz mais e mais e mais uma vez meu amigo,
Ah, você não acredita que estamos às vésperas da destruição.

Pense de todo o ódio que existe na China Vermelha!
Então dê uma olhada em volta para Selma, Alabama!
Ah, pode deixar tudo aqui, durante quatro dias no espaço,
Mas o seu retorno é para o mesmo lugar,
O rufar dos tambores, o orgulho e vergonha,
Você pode enterrar seus mortos, mas não sem deixar um rastro,
Odeie seu vizinho, mas não se esqueça de dizer a graça,
E você me diz mais e mais e mais e mais uma vez meu amigo,
Você não acredita que estamos às vésperas da destruição.
Você não acredita que estamos às vésperas da destruição.
1

Ver comentários

Carregando